5 fotógrafos brasileiros que você precisa conhecer



O que faz uma imagem ganhar destaque? Conheça o trabalho destes fotógrafos brasileiros para descobrir a resposta!


A fotografia está cada vez mais presente em nossas vidas, principalmente na comunicação através das redes sociais. Afinal, uma boa imagem dispensa palavras para ser compreendida em qualquer parte do mundo. Por isso, é interessante conhecer os principais fotógrafos brasileiros e as ideias que as fotos deles expressam.


Em um país com tantas belezas e questões sociais como o nosso, são muitas as oportunidades de criar narrativas em linguagem fotográfica: paisagens, pessoas, animais, alimentos, edificações e até objetos do cotidiano que nos confundem em imagens abstratas. Isso sem falar nos registros feitos no exterior com um olhar que é bem familiar para a gente.


De fotógrafos brasileiros consagrados aos novatos que estão despontando nesse cenário, vale a pena descobrir para onde e de que jeito esses profissionais apontam suas lentes.


1. Sebastião Salgado


Criança trabalhadora em Ruanda. Sebastião Salgado/Blog Sofia Nogues.


Para começar este artigo, ‘pedimos licença’ ao mestre Sebastião Salgado. Atualmente, ele é o mais famoso dos fotógrafos brasileiros consagrados, aqui e no exterior. Sebastião tem feito história com suas fotos documentais que registram questões importantes ao longo do tempo - sempre em preto e branco: a situação de índios, trabalhadores, pessoas que migram do campo para as cidades e, mais recentemente, flagrantes de como a natureza é explorada em nosso planeta. Depois de trocar a carreira de economista pela fotografia e viajar pelo mundo para captar imagens incríveis, Sebastião Salgado é o mais novo integrante da Academia de Belas Artes da França e representante especial da UNICEF, além de ter sua trajetória contada no filme O Sal da Terra, de Wim Wenders,

2. Luiza Dorr


Capa da Time com Oprah Winfrey. Luiza Dorr/Site da autora.


Descoberta pela editora da revista Time através do Instagram, a fotógrafa Luiza Dorr não se intimidou com a proposta de clicar um editorial inteirinho apenas com um smartphone. O detalhe mais desafiador desse projeto é que as personalidades retratadas seriam as 46 mulheres mais influentes do mundo, eleitas pela publicação americana. É claro que Luiza recebeu alguns olhares tortos quando chegou sem câmera em sessões de fotos com celebridades como Oprah Winfrey, Hillary Clinton e Aretha Franklin. Mas a brasileira mandou bem nas 12 capas publicadas!

3. Rui Mendes


Mercenárias (1984). Foto da exposição Punk. Rui Mendes/UOL.


Se você gosta de música, com certeza já viu uma imagem clicada por Rui Mendes em capas de álbuns e editoriais. Afinal, Rui é um dos fotógrafos brasileiros mais requisitados no meio musical desde a década de 80 – época em que muitas bandas de rock nacional despontaram na mídia através de suas fotos: Ira!, RPM, Capital Inicial, Paralamas do Sucesso, Camisa de Vênus... O vasto portfólio de Rui Mendes inclui retratos dos eternos ídolos Renato Russo, Chico Science e Raul Seixas, além de artistas internacionais como BB King, James Brown e a banda Franz Ferdinand. Eclético, o fotógrafo ainda tem trabalhos sobre a velha guarda do samba e o movimento punk.

4. Cássio Vasconcellos


Foto da série Aéreas #1. Cássio Vasconcellos/Site do autor.


O trabalho de Cássio Vasconcellos impressiona pela simetria e plasticidade de suas composições que, muitas vezes, confundem o olhar – fazendo com que a gente demore a identificar o tema fotografado. Cássio é filho de um marchand, e a familiaridade com o universo das artes plásticas é notável em seu estilo. Além disso, ele é um dos principais fotógrafos brasileiros especializados em aerofotografia e o criador de um banco de imagens com o mais extenso acervo de fotos aéreas do Brasil.

5. Nana Moraes


Capa revista Quem com a atriz Ísis Valverde. Nana Moraes/Ed. Globo.


Nana Moraes é reconhecida no meio artístico e editorial pela capacidade de se conectar ao retratado e valorizar o que ele transmite de mais belo em cada clique. O trabalho de Nana se caracteriza por uma iluminação que evidencia contornos de forma embelezadora – técnica aprendida com seu pai, Zé Antônio, um dos pioneiros da editora Abril. Filha, irmã e mãe de fotógrafos talentosos, Nana Moraes se destaca por assinar centenas de capas de revista, além de trabalhar em fotos de publicidade e projetos autorais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 10 fotografias mais tristes da história

Holocausto brasileiro: 60 mil morreram em manicômio de Minas Gerais